Breaking

Tempo | Formação de Super Célula em Itabaiana-Sergipe



  Hoje, sábado 7, pela manhã a pequena Itabaiana, município localizado na região do Agreste sergipano foi surpreendida pela formação de uma super célula que deixou muitos moradores assustados. Localizada a 54 Km da Capital, Itabaiana já teve alguns na região, mas os munícipes nunca tinham visto a formação de uma super célula com um vórtice (cone que se forma dentro da nuvem e segue em direção ao solo) que é realmente algo que impressiona. Mesmo em proporções menores que os registros feitos em outras partes do mundo, um evento do tipo pode surpreender até mesmo moradores antigos. O fato deste tipo de ocorrência depender de condições climáticas específicas não o torna um fenômeno comum, principalmente no Nordeste, mas vale ressaltar que o aquecimento global está produzindo mudanças climáticas importantes em todas as regiões do mundo e estes fenômenos já ocorrem em locais inusitados, como é o caso de Itabaiana. Felizmente o vórtice não chegou a tocar o solo, portanto não originou um Tornado.  Apesar de não haver maiores informações sobre o tempo de duração, força dos ventos no local ou se houve qualquer outra alteração do tempo na região, as imagens foram registradas por moradores que as colocaram  á disposição na internet. Pura Cultura não tem o horário correto do evento e nem informes sobre o toque do vórtice ao solo, o que poderia classificar o fenômeno como tornado, mas o material que temos mostram claramente a formação de uma super célula e seu vórtice  direcionado ao solo. Abaixo você vê algumas fotos que foram enviadas a Pura Cultura.

   Formação de Super Célula em Itabaiana - Agreste de Sergipe


Formação de Super Célula em Itabaiana na região Agreste de Sergipe

Apesar do susto, muitos moradores viram o fenômeno e acharam "bonito", como se desconhecessem completamente a existência do perigo caso realmente fosse formado um tornado.

***Imagens e vídeos coletados e enviados por internautas.


Seguidores do Google

Matéria de Hoje

Crônica | O Trava-Línguas da Burocracia.| Inutilidades.

  E Deus criou o homem e o homem inventou a escrita e a partir dai começaram as complicações. Acredito eu piamente que a primeira inven...

Outras Páginas do Autor

Quem sou eu

Minha foto

Tony Casanova, brasileiro, natural de Salvador-BA, escreve desde 1976 e é fundador e administrador do Projeto Roda Cultural, instituição virtual de apoio ás Artes e Artistas em geral. Autor dos E-books "Panorama da Artes", "No Litoral das Relações" , "Relações Instáveis", "O Amor Fala Francês", "O amor segundo a Bíblia", este último inspirado em uma matéria sua publicada no blog Mesa Farta e que teve mais de 10.000 leitores. O escritor Tony Casanova escreve em vários estilos, tendo herdado suas técnicas a partir de leituras feitas a partir de grandes vultos da literatura brasileira, entre os quais estão Castro Alves, Rui Barbosa, Cora Coralina, Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade e outros. Gosta do estilo lírico e tem forte inclinação a esta técnica. O autor tem várias publicações em suas páginas da internet. Entre os gêneros literários que escreve estão a Crônica, Poesia, Poema, Ficção e Romance.